Loving Reggae - As Melhores Aqui!

Loving Reggae

Loving Reggae
As Melhores Aqui!

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Burning Spear - Biografia

Winston Rodney, (nascido em 01 março de 1948), também conhecido como Burning Spear, é um jamaicano e lenda viva do reggae roots, cantor e músico. Como muitos artistas famosos do reggae jamaicano, Burning Spear é conhecido por suas mensagens movimento Rastafari.
Winston Rodney nasceu em Saint Ann's Bay, Saint Ann, na Jamaica, assim como o cantor de reggae Bob Marley e o ativista político Marcus Garvey, que ambos tiveram uma grande influência na vida de Rodney: Garvey em sua filosofia, que Burning Spear incluia muito em suas músicas, e Marley que diretamente ajudou Burning Spear a começar na indústria da música, introduzindo-lhe Clement Dodd do Studio One. Rodney encontrou Marley na zona rural em Saint Ann's, em 1969, e disse a ele que queria entrar no negócio da música, Marley o aconselhou a começar a gravar no Studio One de Coxone Dodd. O cantor de Reggae Larry Marshall afirmou que foi ele, ao visitar a Baía de St. Ann's com Jackie Mittoo, que foi abordado por Rodney, e lhe deram esse conselho, e dispostos a Introduzi-lo. Burning Spear foi originalmente grupo de Rodney, em homenagem a Jomo Kenyatta, o primeiro-ministro e presidente de um Quénia independente, e, inicialmente, incluindo o baixo cantor Rupert Willington, e foi essa dupla que fez o teste para Dodd em 1969, e registrou a estréia do single "Door Peep".
Eles foram logo juntar-se ao tenor Delroy Hinds (irmão de Justin Hinds). O trio gravou vários singles para Dodd, e dois discos, antes de passar a trabalhar com Jack Ruby em 1975. Então gravou seu primeiro compacto com Ruby, "Marcus Garvey", foi inicialmente destinada apenas como uma faixa exclusiva para Ocho Rios com base em Ruby no seu sound system Hi-Power, mas foi lançada como um single pela demanda popular ficando em primeiro lugar naquele ano. Outro imediato
sucesso foi a bem-sucedida "Slavery Days". Essas gravações contaram com a banda de apoio The Black Disciples, que incluia Earl "Chinna" Smith, Tony Chin, Robbie Shakespeare e Leroy Hosemouth Wallace. O grupo trabalhou com Ruby no seu terceiro álbum, Marcus Garvey (1975), que foi sucesso imediato e levou a um contrato com a Island Records para dar ao álbum uma versão a mais. A produtora Island remixaram e alteraram a velocidade de algumas das faixas, muito ao desagrado dos fãs e ao grupo, levando Rodney configurar sua etiqueta própria Spear para versões futuras, onde ele tem o controle completo, apesar de novas liberações pela Island, incluindo um álbum de dub (Garvey Ghost) e o álbum Man in The Hills. No final de 1976, Rodney separou de ambos, Jack Ruby e os membros do grupo Willington e Hinds, e a partir daí usou o nome de Burning Spear para si mesmo. Dry and Heavy lançado em 1977, auto-produzido, mas ainda pela Island está com um seguimento importante até agora no Reino Unido, ele se apresentou em Londres nesse ano com os membros do Aswad na qualidade de sua banda de apoio para uma lotação esgotada show no Rainbow Theatre, que foi gravado e lançado como Live! Aswad também forneceu apoio em seu próximo álbum de estúdio, Social Living (1978), que também contou com Sly Dunbar na bateria e Rico Rodriguez nos metais. Uma versão dub de o álbum, Living Dub (1979), foi mixado por Sylvan Morris. Seu perfil foi levantado por mais uma aparição no filme Rockers, realizando "Jah No Dead" acapella na companhia do seu bartista na época Horsemouth wallace ator principal do Rockers.
Em 1979 Burning Spear participou do Reggae Sunsplah II em Montego Bay, foi uma de suas melhores e diferentes performances, nessa noite muitos artistas se apresentaram dentre eles, Abyssinians, Israel Vibration, Ras Michael and The Sons Of Negus e o próprio Bob Marley and The Wailers, é possivel ver algumas imagens no Oficial Video Lazer produzido pelo Alemão Stefan Paul "Reggae Sunsplash II".
Em 1980, Rodney deixou Island Records, e configurou a gravação do selo Spear, que ele assinou com a EMI, estreando no rótulo com o album Hail HIM, gravado no estúdio de Bob Marley Tuff Gong e co-produzido pelo baixista de Bob, Aston Barrett. Uma versão dub de Sylvan Morris em seguida sob o nome de Living Dub Volume Two. Em 1982, Rodney assinou com a Heartbeat Records veio uma série de álbuns bem sucedidos, incluindo o Grammy em 1985 da música indicada "Resitance".
Voltou a Ilha no início de 1990, lançando dois álbuns pela Heartbeat antes de voltar.
Burning Spear continuou em turnê, e vários álbuns ao vivo foram lançados. Seu álbum de 1999, Calling Rastafari levou seu primeiro Grammy em 2000, uma proeza que repetiu com Jah is Real, em 2009.
Em meados da década de 1990, ele criou a empresa Burning Produção Musical, manuseio com suas próprias reservas e, em 2002, ele e sua esposa, Sonia Rodney, que produziram um considerável número de seus álbuns, reiniciaram a Burning Spear Records, dando-lhe um maior grau de controle artístico. Ele assinou um contrato de distribuição para a etiqueta com MRI / Ryko. Desde meados da década de 1990, ele ele está instalado em Queens, Nova Iorque.
Burning Spear foi condecorado com a Ordem de Distinção na categoria de oficial em 15 outubro de 2007. A faixa "We Are Going" foi destaque no ciclismo documentário "Roam" pelo coletivo.

http://en.wikipedia.org/wiki/Burning_Spear

Nenhum comentário:

Postar um comentário

..:: Seguidores ::..

Curta a Nossa Página no Facebook! Clique na imagem

Curta a Nossa Página no Facebook! Clique na imagem
Todo Sábado das 18:00 ás 20:00hs!

Arquivo do blog

Marcadores

..:: Facebook ::..

Casal Roots - Adele Sistah e Julio Rasta Roots

Casal Roots - Adele Sistah e Julio Rasta Roots
Aleluia Roots Reggae - Itacaré

Adele Sistah e Andrew Tosh

Adele Sistah e Andrew Tosh
Aleluia Roots Reggae - Itacaré

Andrew Tosh

Andrew Tosh
Aleluia Roots Reggae - Itacaré

Pablo Moses

Pablo Moses
Aleluia Roots Reggae - Itacaré

Angel Systah e Adele Sistah

Angel Systah e Adele Sistah
Aleluia Roots Reggae - Itacaré

Filhos de Negus (1976) com Ras Michael para a esquerda, o falecido Geoffrey Chung com um chapéu grande, eu Kiddus peito nu, e Robbie Shakespeare em uma camisa laranja. (Foto: Pete Simon) Fonte: http://www.reggae-vibes.com/

Sly Dunbar, Peter Tosh e Robbie Shekspeare

Sly Dunbar, Peter Tosh e Robbie Shekspeare

Sly and Robbie

Sly and Robbie
Sly and Robbie é um prolífico jamaicano seção rítmica e duo de produção, associadas principalmente com o reggae gênero. O baterista Sly Dunbar eo baixista Robert Shakespeare ingressou em meados dos anos 1970 depois de estabelecer-se separadamente na Jamaica como músicos profissionais. Sly and Robbie são estimados para ter jogado em ou produzidos 200.000 gravações, muitas delas em sua própria etiqueta, registros de táxi.

Robbie Shakespeare

Robbie Shakespeare
Robbie Shakespeare (direita) jogando com Peter Tosh na Doutor Bush, turnê de 1978